Tal como referido, o NMAP é uma ferramenta usada para reconhecimento de sistemas e serviços numa rede de dados. Esta ferramenta é uma das mais populares neste segmento e as opções que disponibiliza são variadíssimas. Se tem curiosidade em saber como usar esta ferramenta, veja os 5 exemplos que preparámos para si.
Considere que pretende saber quais os endereços IP "ativos" numa determinada rede de dados. Com o NMAP é muito simples! Para tal basta que execute o comando nmap -sP <Rede>. O resultado da execução deste comando permite, por exemplo, saber que outras máquinas andam na sua rede.
Se pretende saber quais os portos lógicos abertos numa determinada máquina só tem de usar o comando nmap -sr <IP_Máquina>. Como se pode ver pelo seguinte output, a máquina com o IP 192.168.10.130 tem o porto 22, associado ao protocolo SSH, aberto (à escuta).
Considere que pretende saber se um determinado porto lógico está aberto numa determinada máquina. Com o nmap o processo é bastante simples sendo apenas necessário indicar o porto lógico e a máquina: nmap -p <porto> <máquina>.
Quer saber remotamente qual o sistema operativo usado numa determinada máquina? O NMAP consegue, geralmente saber qual o sistema instalado (incluindo a versão). Para obter essa informação pode usar o comando nmap -o <IP_Máquina>
Ter um inventário de todas as máquinas de uma determinada rede é simples. Com o comando nmap -sS -O -T3 -oA invent <rede> podemos saber para cada PC da rede indicada quais os portos abertos, MacAddress das máquinas, qual o sistema operativo, latência, etc.
O Nmap é sem dúvida uma ferramenta extremamente interessante para identificação dos portos abertos num computador local ou remoto. Caso pretendam efetuar os testes seguintes na vossa própria máquina, devem trocar o endereço IP por 127.0.0.1. Se tiverem exemplos interessantes não se esqueçam de partilhar connosco.
Social