Docker: Como Remover Todas as Imagens no Docker

 

Como Remover Todas as Imagens no Docker

O Docker está conquistando o mundo porque é uma valiosa plataforma de código aberto que permite que aplicativos sejam executados sem usar uma máquina virtual real. Isso dá aos usuários a flexibilidade de executar e testar aplicativos em contêineres de software sem a necessidade de se preocupar com a compatibilidade, transformando seu VPS em uma ótima plataforma de desenvolvimento.

Neste tutorial, vamos ensinar os comandos básicos que todos os usuários do Docker devem saber, incluindo como remover todas as imagens no Docker!

Quando você trabalha com o Docker você pode ter certeza que se um aplicativo funciona bem ali, ele funcionará bem em qualquer outro sistema, tamanho de tela ou navegador. O Docker torna mais fácil implantar, lançar e testar aplicações sem dificuldades. É rápido, economiza tempo e fácil de aprender!


Remover todas Imagens Docker Usando Sistema Prune

Lembre-se, primeiro você precisa acessar sua hospedagem VPS usando SSH. Você deve ter o Docker instalado na sua máquina.

O Docker mantém os arquivos não utilizados na lixeira e usa um método cauteloso para se livrar de arquivos, imagens, contêineres, etc.

Para remover todas as imagens no Docker ou somente algumas imagens, você pode usar o sistema prune.

Usando Docker: Remover Imagens

Para remover imagens que estão avulsas, são recentes e que não estão marcadas com nenhum comando: 

docker image prune

Isto irá deletar imagens que estão pendentes. Este comando não pode ser revertido.

Para deletar imagens que estão presentes nos contêineres existentes que estão marcados: 

docker image prune –a

A marcação -a garante que todos os arquivos foram deletados.

Para deletar somente imagens específicas, por exemplo, aquelas que estão dentro de um período de tempo específico, use o comando: 

docker image prune -a --filter "until=24h"

Usando Docker: Remover Contêineres Prune 

Quando você decidir deletar o contêiner, ele não será removido automaticamente a menos que você use o –rm (flag). Similarmente, para visualizar todos os contêineres não utilizados, você precisar executar o comando docker ps –a.

Para remover todos os contêineres que estão interrompidos na operação, siga este comando:

docker container prune

Para limitar a remoção de contêineres que estão interrompidos anteriormente, por exemplo, de acordo com o período de tempo, use o comando:

docker container prune --filter "until=24h"

Usando Docker: Remover Volumes Prune 

Volumes são usados por contêineres múltiplos e é bem comum que haja uma coleção de arquivos de volume não usados ou interrompidos. 

Estes arquivos não são removidos automaticamente, e não há uma configuração no Docker para fazer isso já que pode causar perdas significativas ou prejudicar dados. Use o comando?

docker volume prune

Não há nenhuma forma de remover os Docker Volumes não utilizados — se alguém filtrar os arquivos do Docker, o comando é executado automaticamente. 

docker volume prune --filter "label!=keep"

O comando acima somente irá deletar os arquivos de Volume que não estão rotulados são atribuídos com o rótulo keep.

Usando Docker: Remover Prune Network (Redes)

Embora redes Docker não ocupem muito espaço, podem causar problemas futuros se arquivos desnecessários não forem removidos do disco.

Um dos problemas é que ele cria regras de iptables e conecta redes com entradas de tabelas de roteamento. O comando para remover a rede é simples: 

docker network prune (cannot be reversed)

ou

docker network prune --filter "until=24h"  (For filter based on time frame)

Usando Docker: Remover Todas as Imagens

docker system prune

Este comando irá deletar tudo no sistema, incluindo: 

  • Contêineres interrompidos
  • Redes não rotuladas ou perdidas
  • Imagens pendentes
  • Cache

Conclusão

Docker é a única plataforma até o momento que permite opções de desenvolvimento fácil, permite testes e experimentos ilimitados para criar as aplicações mais eficientes. Esta é a principal razão pela qual o Docker está conquistando ganhando um momento considerável hoje em dia e com demanda em crescimento.

O comando Docker Prune deve ser usado apropriadamente ou você poderá perder seus dados. É necessário para o desenvolvedor limpar os arquivos uma vez que tudo estiver configurado e funcionando. Caso contrário, qualquer perda de dados enquanto fizer aplicações poderá custar tempo e estresse necessário tentando recuperá-lo.

Close Menu