Introdução ao Docker

 



Instalação

No Fedora 22 e acima, instale o dockerpacote:

$ sudo dnf install docker

Para iniciar o serviço Docker, use:

$ sudo systemctl start docker

Agora você pode verificar se o Docker foi instalado corretamente e está em execução executando a imagem hello-world do Docker.

$ sudo docker run hello-world

Inicie o daemon do Docker na inicialização

Para fazer o Docker iniciar quando você inicializar seu sistema, use o comando:

$ sudo systemctl enable docker

Para opções adicionais de configuração do systemd para Docker, como adicionar um proxy HTTP, consulte o artigo Systemd de documentação do Docker .

Por que não posso usar o comando docker como um não rootusuário, por padrão?

O daemon Docker se liga a um soquete Unix em vez de uma porta TCP. Por padrão, esse soquete Unix é de propriedade do usuário roote outros usuários podem acessá-lo com sudoPor esse motivo, o daemon do Docker sempre é executado como o rootusuário.

Você pode configurar o sudo para dar acesso ao docker para usuários não root.

Ou você pode criar um grupo Unix chamado dockere adicionar usuários a ele. Quando o daemon do Docker é iniciado, ele torna a propriedade do soquete Unix lida / gravável pelo dockergrupo.

Aviso: O dockergrupo é equivalente ao rootusuário; Para obter detalhes sobre como isso afeta a segurança do seu sistema, consulte Docker Daemon Attack Surface para obter detalhes.

Para criar o dockergrupo e adicionar seu usuário:

$ sudo groupadd docker && sudo gpasswd -a ${USER} docker && sudo systemctl restart docker
$ newgrp docker

Você precisa fazer logout e login novamente (ou reiniciar o daemon do Docker e usar o newgrpcomando conforme mencionado aqui) para que essas alterações tenham efeito. Em seguida, você pode verificar se suas alterações foram bem-sucedidas executando o Docker sem sudo.

Close Menu