Para quem precisa manipular arquivos PDF, seja para dividi-los em partes menores, seja para unir vários arquios, o Linux possui uma excelente ferramenta para esta tarefa: o PDFTK. Para instalá-lo, basta executar o seguinte comando, de acordo com a distribuição:
Ubuntu:
sudo apt-get install pdftk
Fedora:
sudo yum install pdftk
Como utilizar a ferramenta
Dividindo um PDF em vários arquivos
O pdftk é uma ferramenta de linha de comando. Particularmente, eu gosto muito, e não presumo que seja um problema para usuários que já fazem a opção pelo Linux. Vamos a um exemplo para dividir um arquivo PDF em vários arquivos, um por página. Basta executar o comando burst:
pdftk arquivo.pdf burst
Após executar este comando, poderá ver que surgiram vários arquivos PDF com o seguinte formato: pg_xxxx.pdf, onde o x representa o número da página extraída.
Selecionando apenas algumas páginas
pdftk arquivo.pdf cat 1-3 5-7 output algumaspaginas.pdf
Ao executar este comando, gerará um novo arquivo PDF chamado ‘algumaspaginas.pdf’ que conterá apenas aquelas páginas que foram selecionadas. Interessante quando quiser evitar acesso a determinadas páginas ou simplesmente deseja descartar algumas páginas, por um motivo qualquer, tornando o arquivo final menor.
Unindo vários arquivos num só
Já para fazer o caminho inverso, unir vários arquivos PDF num único arquivo, há como juntar todos os arquios de uma pasta, ou com um padrão de formato de nome, bem como listar quais são os arquivos que deseja unificar. O primeiro exemplo é a junção de 3 arquivos PDF num único arquivo.
pdftk arquivo1.pdf arquivo2.pdf arquio3.pdf cat output arquivo.pdf
Já neste exemplo vamos juntar todos os PDF’s de um diretório num único arquivo:
pdftk *.pdf cat output arquivo.pdf
Mas não é só isto
Na verdade, a ferramenta é extremamente poderosa. Na
página de documentação há diversos exemplos do que pode ser feito utilizando o pdftk. Dentre algumas das possibilidades descritas nesta página, é possível excluir uma parte de um documento pdf, decriptar ou encriptar um arquivo ou girar as páginas, entre diversas outras funcionalidades. Certamente, há muito o que ser explorado nesta ferramenta.
Social