Raspbarry Pi : Instalando imagens do sistema operacional em Linux

Gravador normalmente é a opção mais fácil para a maioria dos usuários gravar imagens para cartões SD, por isso é um bom lugar para começar. Se você está procurando por opções mais avançadas no Linux, você pode usar a ferramenta de linha de comando padrão abaixo.

Nota: a utilização da ferramenta dd pode sobrescrever qualquer partição de sua máquina. Se você especificar o dispositivo errado nas instruções abaixo, você pode apagar sua partição Linux primária. Por favor tenha cuidado.

Descobrindo o ponto de montagem de cartão SD e desmontar-

  • Execute o df -h para ver quais dispositivos são montados atualmente.
  • Se seu computador tem um slot para cartões SD, insira o cartão. Se não, insira o cartão em um leitor de cartão SD e, em seguida, conecte o leitor para o seu computador.
  • Repetir o df -h . O novo dispositivo que apareceu é o seu cartão SD. Se o dispositivo não aparecer, então seu sistema não é dispositivos de automontagem. Neste caso, você precisará procurar o nome de dispositivo usando outro método. O dmesg | tail comando exibirá as mensagens mais recentes do sistema, que devem conter informações sobre a nomeação do dispositivo de cartão SD. A nomeação do dispositivo seguirá o formato descrito no parágrafo seguinte. Observe que se o cartão SD não foi montado, você não precisa desmontar mais tarde.
  • Coluna à esquerda dos resultados do comando df -h dá o nome de dispositivo do seu cartão SD. Ela será listada como algo como /dev/mmcblk0p1 ou /dev/sdX1, onde X é uma letra minúscula indicando o dispositivo. A última parte (p1 ou 1 respectivamente) é o número da partição. Você quer escrever para o cartão SD inteiro, não apenas uma partição. Portanto, você precisa remover essa seção do nome do. Você deve ver algo como /dev/mmcblk0 ou /dev/sdX como o nome do dispositivo para o cartão SD inteiro. Note que o cartão SD pode aparecer mais de uma vez, na saída do df. Ele vai fazer isto se você anteriormente tenha escrito uma imagem Raspberry Pi para este cartão SD, porque as imagens SD Raspberry Pi tem mais de uma partição.
  • Agora você tem observado o nome do dispositivo, você precisará desmontá-lo para que os arquivos não podem ser lidos ou gravados para o cartão SD, enquanto você está copiando a imagem SD.
  • Execute umount /dev/sdX1, substituindo sdX1 com tudo o que é o nome de dispositivo do seu cartão SD, incluindo o número da partição.
  • Se seu cartão SD mostra-se mais de uma vez na saída do df, isso mostra que o cartão tem várias partições. Você deve desmontar todas essas partições.

Copiar a imagem para o cartão SD

  • Em uma janela de terminal, gravar a imagem para o cartão com o comando abaixo, certificando-se de substituir o arquivo de entrada if= argumento com o caminho para o arquivo .img e o /dev/sdX no arquivo de saída of= argumento com o nome correcto do dispositivo. Isto é muito importante, como você vai perder todos os dados no disco rígido se você fornecer o nome do dispositivo errado. Certifique-se que o nome do dispositivo é o nome do todo cartão SD como descrito acima, não apenas uma partição. Por exemplo: sdd, não sdds1 ou sddp1e mmcblk0, não mmcblk0p1.
    dd bs=4M if=2017-11-29-raspbian-stretch.img of=/dev/sdX conv=fsync
     
  • Por favor, note que o tamanho do bloco definido como 4M funcionará na maioria das vezes. Se não, tente 1M, embora isto vai demorar consideravelmente mais.

  • Também note que se você não está logado como root você precisará este prefixo com sudo.

Copiar uma imagem zipada para o cartão SD

No Linux é possível combinar o processo de cópia de SD e descompacte em um comando, o que evita quaisquer problemas que possam ocorrer quando a imagem descompactada é maior do que 4GB. Isto pode acontecer em certos sistemas de arquivos que não suporte a arquivos maior que 4GB (por exemplo, gordura), embora Note-se que a maioria das instalações de Linux não use gordura e, portanto, não tem essa limitação.

Verificar se a imagem foi escrita corretamente para o cartão SD

  • Depois dd tiver terminado a cópia, você pode verificar o que foi escrito para o cartão SD por dd- ing do cartão de volta para outra imagem no seu disco rígido; Truncando a nova imagem para o mesmo tamanho que o original; e em seguida, executando o diff (ou md5sum) sobre essas duas imagens.
  • Se o cartão SD é maior que o tamanho da imagem original, dd fará uma cópia do cartão inteiro. Estamos, portanto, deve truncar a nova imagem para o tamanho da imagem original. Certifique-se de substituir o arquivo de entrada if= argumento com o nome correcto do dispositivo. diff deve relatar que os arquivos são idênticos.
    dd bs=4M if=/dev/sdX of=from-sd-card.img
    truncate --reference 2017-11-29-raspbian-stretch.img from-sd-card.img
    diff -s from-sd-card.img 2017-11-29-raspbian-stretch.img
  • Execute a sync. Isto irá garantir que o cache de gravação é liberado e o que é seguro desmontar o cartão SD.
  • Remova o cartão SD do leitor de cartão.
Close Menu