Introdução
Este documento descreve como você pode monitorar serviços "privados" e atributos de máquinas Windows, tais como:
- Uso de memória
- Carga de CPU
- Uso do disco
- Estados de serviço
- Processos em execução
- etc.
Nota: Estas instruções assumem que você instalou o Nagios de acordo com o Guia de início rápido. As entradas de configuração de exemplo abaixo fazem referência a objetos que são definidos nos arquivos de configuração de amostra (commands.cfg, templates.cfg, etc.) que são instalados se você seguir o quickstart.
Visão geral
Monitoramento de serviços privados ou atributos de uma máquina Windows requer que você instale um agente nele. Este agente atua como um proxy entre o Nagios plugin que faz o monitoramento e o serviço real ou atributo da máquina Windows. Sem instalar um agente na caixa Windows, Nagios seria incapaz de monitorar serviços privados ou atributos da caixa de Windows.
Para este exemplo, estaremos instalando o suporte + + addon na máquina Windows e usando o plugin check_nt para se comunicar com o suporte + + addon. O plugin check_nt já deve estar instalado no servidor Nagios, se você seguiu o guia de início rápido.
Outros agentes de Windows (como o NC_Net) podem ser usado em vez de suporte + + se quiser - desde que você alterar as definições de comando e de serviço, etc. um pouco. Por uma questão de simplicidade eu cobrirei apenas usando o suporte + + addon nestas instruções.
Passos
Há várias etapas que você precisa para seguir a fim de monitorar uma nova máquina Windows. Eles são:
- Executar pela primeira vez os pré-requisitos
- Instalar um agente de monitoramento na máquina Windows
- Criar novas definições de host e serviço para monitorar o computador Windows
- Reiniciar o daemon do Nagios
O que já é feito para você
Para facilitar um pouco a sua vida, algumas tarefas de configuração já tem sido feitas para você:
- Uma definição do comando check_nt foi adicionada para o arquivo commands.cfg . Isso permite que você use o plugin check_nt para monitorar a janela serviços.
- Um modelo de host de servidor Windows (chamado de windows server) já foi criado no arquivo templates.cfg . Isso permite que você adicione novas definições de anfitrião de Windows de forma simples.
Os arquivos de configuração acima mencionado podem ser encontrados no /usr/local/etc/nagios/objetos/ diretório. Você pode modificar as definições em estas e outras definições para atender às suas necessidades, é melhor se você gostaria.No entanto, eu recomendaria esperar até que você está mais familiarizado com a configuração Nagios antes de fazer isso. Por enquanto, basta seguir as instruções descritas abaixo e você vai estar monitorando suas caixas de janelas em nenhum momento.
Pré-requisitos
A primeira vez que você configurar o Nagios para monitorar uma máquina Windows, você precisará fazer um pouco de trabalho extra. Lembre-se, você só precisa fazer isso o * primeiro * máquina Windows você monitorar.
Edite o arquivo de configuração principal do Nagios.
vi /usr/local/nagios/etc/nagios.cfg
Remova a seguinte linha no arquivo de configuração principal, o principal sinal de cerquilha (#):
#cfg_file=/usr/local/nagios/etc/objects/windows.cfg
Salve o arquivo e sair.
O que você fez? Você disse o Nagios para olhar para o /usr/local/nagios/etc/objects/windows.cfg para encontrar definições de objeto adicionais. Isso é onde você estará adicionando definições de host e o serviço do Windows. Esse arquivo de configuração já contém algumas amostra host, hostgroup e definições de serviço. Para o * primeiro * máquina Windows você monitorar, você simplesmente pode modificar as definições de host e serviço de amostra em arquivo, em vez de criar novos.
Instalando o agente do Windows
Antes de começar a monitorar serviços privados e atributos de máquinas Windows, você precisará instalar um agente naquelas máquinas. Eu recomendo usar o suporte + + addon, que pode ser encontrado emhttp://sourceforge.net/projects/nscplus. Estas instruções irão levá-lo através de uma instalação básica do suporte + + addon, bem como a configuração do Nagios para monitorar a máquina Windows.
2. Descompacte os arquivos de suporte + + em um novo diretório de C:\NSClient++
3. Abra um prompt de comando e altere para o diretório C:\NSClient++
4. Registre o serviço de sistema do suporte + + com o seguinte comando:
nsclient++ /install
5. Instale o suporte + + systray com o seguinte comando ('SysTray' é diferencia maiúsculas de minúsculas):
nsclient++ SysTray
6. Abra o Gerenciador de serviços e certifique-se de que o serviço NSClientpp é permitido para interagir com a área de trabalho (veja a aba 'Log On' do Gerenciador de serviços). Se isso já não é permitido para interagir com a área de trabalho, marque a caixa para permitir que ele.
7. Edite o NSC.Arquivo INI (localizado no diretório C:\NSClient++) e faça as seguintes alterações:
- Descomente a todos os módulos listados na seção [modules], exceto para CheckWMI.dll e RemoteConfiguration.dll
- Opcionalmente, exigir uma senha para os clientes, alterando a opção 'senha', na seção [Settings].
- Descomente a opção 'allowed_hosts' na seção [Settings]. Adicione o endereço IP do servidor do Nagios para esta linha, ou deixe em branco para permitir que todos os hosts para se conectar.
- Verifique se que a opção 'porta' na seção [suporte] é uncommented e definido como '12489' (porta padrão).
8. Inicie o serviço de suporte + + com o seguinte comando:
nsclient++ /start
9. se instalado corretamente, um novo ícone deve aparecer na bandeja do sistema. Será um amarelo círculo com um preto sou ' dentro.
10. sucesso! O Windows server agora pode ser adicionado à configuração de monitoramento Nagios...
Configurando o Nagios
Agora é hora de definir algumas
definições de objeto em seus arquivos de configuração do Nagios para monitorar a nova máquina Windows.
Abra o arquivo windows.cfg para edição.
vi /usr/local/nagios/etc/objects/windows.cfg
Adicione uma nova definição de host para a máquina Windows que vai monitorar. Se este é o * primeiro * máquina Windows você está monitorando, você simplesmente pode modificar a definição de host de exemplo em windows.cfg. Altere os campos host_name, apelidoe endereço para valores apropriados para a caixa do Windows.
define host{
use windows-server ; Inherit default values from a Windows server template (make sure you keep this line!)
host_name winserver
alias My Windows Server
address 192.168.1.2
}
Bom. Agora você pode adicionar algumas definições de serviço (para o mesmo arquivo de configuração) para poder contar o Nagios para monitorar aspectos diferentes da máquina Windows. Se este é o * primeiro * máquina Windows você está monitorando, você simplesmente pode modificar as definições de serviço de amostra em windows.cfg.
Nota: Substitua "winserver" nas definições de exemplo abaixo com o nome especificado na Directiva host_name da definição do host que você acabou de adicionar.
Adicione a seguinte definição de serviço para monitorar a versão do suporte + + addon que está sendo executado no servidor Windows. Isso é útil quando chega a hora de atualizar seu Windows servidores para uma versão mais recente do addon, como você vai ser capaz de dizer quais máquinas Windows ainda precisam ser atualizado para a versão mais recente do suporte + +.
define service{
use generic-service
host_name winserver
service_description NSClient++ Version
check_command check_nt!CLIENTVERSION
}
Adicione a seguinte definição de serviço para monitorar o uptime do servidor Windows.
define service{
use generic-service
host_name winserver
service_description Uptime
check_command check_nt!UPTIME
}
Adicione a seguinte definição de serviço para monitorar a utilização da CPU no servidor Windows e gerar uma alerta crítico se a carga de CPU 5 minutos é 90% ou mais, ou um aviso de alerta, se a carga de 5 minutos é de 80% ou maior.
define service{
use generic-service
host_name winserver
service_description CPU Load
check_command check_nt!CPULOAD!-l 5,80,90
}
Adicione a seguinte definição de serviço para monitorar o uso de memória no servidor Windows e gerar uma alerta crítico se o uso de memória é 90% ou mais, ou um aviso de alerta se o uso de memória é de 80% ou maior.
define service{
use generic-service
host_name winserver
service_description Memory Usage
check_command check_nt!MEMUSE!-w 80 -c 90
}
Adicione a seguinte definição de serviço para monitorar o uso da unidade C:\ no servidor Windows e gerar uma alerta crítico se o uso do disco é 90% ou mais, ou um aviso de alerta se o uso do disco é de 80% ou maior.
define service{
use generic-service
host_name winserver
service_description C:\ Drive Space
check_command check_nt!USEDDISKSPACE!-l c -w 80 -c 90
}
Adicione a seguinte definição de serviço para monitorar o estado do serviço W3SVC na máquina Windows e gerar uma alerta crítico se o serviço for interrompido.
define service{
use generic-service
host_name winserver
service_description W3SVC
check_command check_nt!SERVICESTATE!-d SHOWALL -l W3SVC
}
Adicione a seguinte definição de serviço para monitorar o processo de Explorer.exe na máquina Windows e gerar uma alerta crítico se o processo não está sendo executado.
define service{
use generic-service
host_name winserver
service_description Explorer
check_command check_nt!PROCSTATE!-d SHOWALL -l Explorer.exe
}
É isso por agora. Você adicionou alguns serviços básicos que devem ser monitorados na caixa do Windows. Salve o arquivo de configuração.
Proteção por senha
Se você especificou uma senha no suporte + + arquivo de configuração na máquina Windows, você precisará modificar a definição do comando check_nt para incluir a senha. Abra o arquivo commands.cfg para edição.
vi /usr/local/nagios/etc/objects/commands.cfg
Alterar a definição do comando check_nt para incluir o "-s < senha >" argumento (onde senha é a senha que você especificou na máquina Windows) como este:
define command{
command_name check_nt
command_line $USER1$/check_nt -H $HOSTADDRESS$ -p 12489 -s PASSWORD -v $ARG1$ $ARG2$
}
Salve o arquivo.
Reiniciando o Nagios
Se o processo de verificação produz quaisquer mensagens de erros, corrigi seu arquivo de configuração antes de continuar. Certifique-se de que você não (re) iniciar o Nagios, até que o processo de verificação seja concluída sem erros!
fonte: http://library.nagios.com/library/products/nagioscore/manuals/
Social