CIFS - MONTANDO COMPARTILHAMENTO WINDOWS NO LINUX


Sempre precisamos realizar backup dos nossos servidores Linux em máquinas que rodam sistema operacional Windows. Existe "N" motivos para isso acontecer, ou não temos verbas para adquirir uma unidade de fita ou normalmente temos algum software para Windows que realiza o backup. 

Estarei apresentando aqui uma maneira de acessar os compartilhamentos Windows em um servidor Linux. Esse tutorial ajudará muitos a acessarem pasta com diversos conteúdos, como vídeos, MP3, fotos entre outros. Demonstrarei montagens de compartilhamento Windows por meio do cliente CIFS de sistemas de arquivos virtual. 

1° passo é criar um ponto de montagem local. Usualmente utilizamos o /mnt, mas fica a critério de suas necessidades. 

# mkdir /mnt/backup/ 

No arquivo /etc/fstab podemos adicionar a seguinte linha: 

//192.168.0.250/backup   /mnt/backup   cifs   username=administrator,password=S3nH@,user,dir_mode=0777,file_mode=0777   0  0

  • //192.168.0.250/backup - É o IP e a pasta que está compartilhada na máquina Windows;
  • /mnt/backup - Ponto de montagem local no servidor Linux;
  • username=administrator,password=S3nH@ - Especifica o nome de usuário e senha para se conectar ao servidor. Esse usuário não precisa ser exclusivamente o administrador do Windows. Pode se criar um usuário que tenha acesso a pasta;
  • dir_mode - Se o servidor não suporta extensões CIFS Unix, sobrepõe o modo padrão para esse diretório. No caso 777, que dá permissão de leitura, escrita e gravação para todos;
  • file_mode - Se o servidor não suporta a extensão CIFS, irá sobrescrever o arquivo para esse modo, no caso 777.

Com a alteração feita no arquivo fstab, o compartilhamento será montado automaticamente no boot. Se for o caso de não querer montar automaticamente, pode-se usar a opção "noauto" na linha que inserimos no fstab. Daí para montar o seu mapeamento basta usar o comando abaixo: 

# mount /mnt/backup 

Podemos observar que existe uma pequena falha de segurança que é deixar exposta a senha do administrador ou do usuário que tem permissão na pasta. Utilizaremos então a opção "credentials": 

//192.168.0.250/backup   /mnt/backup   cifs   credentials=/root/pwd.txt,user,dir_mode=0777,file_mode=0777   0  0

Temos que criar o arquivo pwd.txt dentro de /root, pode ser em qualquer outra pasta. O arquivo contém um nome de usuário e senha no seguinte formato: 

username=administrador
password= S3nH@

Outra recomendação é dar permissão 600 ao arquivo. 

fonte: http://www.vivaolinux.com.br/
Close Menu